Cachoeira da Concórdia, em Guapimirim: como chegar?

Cachoeira da Concórdia
Cachoeira da Concórdia

A Cachoeira da Concórdia, em Guapimirim, no Rio de Janeiro, é a mais nova queridinha daqueles que curtem trilhas. Fui lá conferir e valeu a pena. O acesso é fácil e o lugar, incrível.

Guapimirim se localiza na Serra Verde Imperial, a cerca de 60 km da capital. Rola chegar à cidade de trem (estação Guapimirim), de ônibus (o da linha 2195 C, por exemplo, sai do Terminal Menezes Côrtes, no Centro do Rio, e há opções também a partir da Central do Brasil) ou de carro. Quando estiver lá, dirija-se à Estrada do Limoeiro (é só procurar pelo Google Maps) e siga por ela até encontrar a placa do condomínio Alpha II, à direita. Entre nessa rua e, logo em seguida, na primeira via à esquerda. Vá adiante até chegar a uma bifurcação, onde estará uma placa de “código de posturas”. Opte pela rua à esquerda, uma subida íngreme.

Caminho para Cachoeira da Concórdia
Entrada do condomínio Alpha II
Estrada do Limoeiro
Vire à direita, onde indica a seta

Neste ponto da bifurcação, há espaço para estacionar. Parei ali e dei início à caminhada. Vi algumas pessoas subindo de carro, mas só faça isso se o seu veículo aguentar o tranco. Com picape, é tranquilo chegar até bem pertinho da cachoeira.

Trilha da Cachoeira da Concórdia
Siga pela subida à esquerda

O trajeto a pé dura de 15 a 20 minutos. Num primeiro momento, a subida é cansativa, mas rapidamente surgem trechos planos. Após passar por um poste torto, à direita, você saberá que está perto do destino.

Continue caminhando até encontrar uma parte em que há uma placa de propriedade privada à esquerda e um pequeno portão à direita, onde você deverá entrar. Em seguida, vá em frente e verá mais uma bifurcação. Vá pela direita, onde há cordas nos troncos das árvores para auxiliar na descida. Cuidado para não escorregar. Tem gente que até acampa nesse ponto.

Lá embaixo há bastante espaço para sentar nas pedras. A água, em tom esverdeado, é uma delícia. Aos finais de semana, o local fica bem cheio. Portanto, procure chegar cedo.

LEIA TAMBÉM:

Como chegar à Ilha do Japonês, em Cabo Frio

Conheça as praias de Arraial do Cabo

Trilhas do Parque Nacional da Serra dos Órgãos, em Teresópolis

Cachoeira da Concórdia
Cachoeira da Concórdia

Cachoeira da ConcórdiaCachoeira da Concórdia

16 Respostas

  1. Adorei o post. Bem explicadinho!
    Nao conhecia este lugar, mas é muito lindo! Adorei!

  2. Lindo lugar! Adoro cachoeiras!
    Quando posso sai em busca delas, conheço muitas, principalmente aqui no Rio Grande do Sul!

  3. A natureza é sempre um ótimo refúgio. Não gosto muito de água (a do chuveiro não tenho problemas.. hahah!), mas vez ou outra tenho que encarar cachoeiras e praias. Ótima dica! =)

  4. Adorei o post! Ótimas dicas de visita de campo mesmo, é MUITO melhor assim porque você sabe que a pessoa realmente quer ajudar. Parabéns!

  5. Nunca tinha ouvido falar deste lugar! Realmente o interior do Brasil parece ser mesmo interessante, cheio de vegetação 🙂

  6. Sabe o onibus que pego para ir?

    • Olá, Diego. Desculpe a demora para responder. Você deve pegar o ônibus da linha 2195 C. Veja neste link (http://www.vadeonibus.com.br/vdo/?texto_consulta_linhas=2195c&language=pt-br&?) qual é o melhor ponto para você. Ele sai do Terminal Menezes Côrtes, no Castelo, Centro do Rio. Lá em Guapimirim, você tem que perguntar ao motorista qual é o local mais próximo da Estrada do Limoeiro para saltar. Acredito que seja a Rua Comandante Barcelar, mas é melhor confirmar. De qualquer forma, você vai dar uma boa caminhada até o início da trilha.

  7. só esse onibus citado serve? Porque tem vários que sai da central pra guapimirim, nenhum serve?

    • Oi, Diogo. Eu não sei quais são exatamente as linhas que saem da Central nem os itinerários de todas elas. Mas, se vão para Guapimirim, acredito que sirvam, sim. Você teria que pesquisar os caminhos de cada ônibus e ver qual deles deixa mais próximo da rua que citei no post.

  8. Só vamos ter consciência e deixar o local limpo. Da primeira vez que estive lá tinha até latinhas de alumínio jogadas pelas pedras. Isso é falta de educação, falta de respeito e vandalismo! Vamos cuidar para que possamos curtir essa cachoeira limpa por muitos anos. Lembrando que a limpeza urbana não passa por lá… Então cada um precisa recolher o lixo que produzir. Por favor, minha gente… Obrigada!

  9. *Serviços públicos de limpeza.(corrigindo)

  10. ola, eu moro em magé queria saber como faz pra ir daqui. nunca fui e gostaria de visitar esse lugar lindo;

    • Olá, Suzane. Como expliquei no post, você pode chegar de trem. É só optar pelo ramal Guapimirim. E, segundo o Google Maps, o ônibus da linha 805I também serve. Dá uma pesquisada lá 🙂

  11. […] Como chegar à Cachoeira da Concórdia, em Guapimirim […]

  12. […] Conheça a Cachoeira da Concórdia, em Guapimirim […]

Deixe uma resposta