Tudo sobre a Cachoeira do Mosquito, na Chapada Diamantina, na Bahia

postado em: Bahia, Brasil, Sem categoria | 13
Cachoeira do Mosquito
Cachoeira do Mosquito

A Cachoeira do Mosquito, na Chapada Diamantina, na Bahia, é um ótimo programa para todas as idades. A trilha até ela é fácil e bem estruturada e leva só 20 minutos.

A cachoeira fica dentro da Fazenda Santo Antônio, aberta diariamente das 7h30 às 15h30. A cidade mais próxima é Lençóis, onde eu recomendo que você se hospede. De lá, pegue a BA-144 e, em seguida, vire à direita, na BA-242, sentido Salvador. Atenção porque o Google Maps indica que é para pegar a esquerda, sentido Palmeiras. A estrada tem um tráfego muito intenso de caminhões pesados. Tenha paciência.

O trajeto de carro até a entrada da fazenda dura cerca de dez minutos. Depois vêm mais 13km de estrada de terra até um restaurante, onde é cobrada a entrada de R$ 15. Se quiser, já deixe encomendado seu almoço, que custa R$ 30. A partir desse ponto, outros 6km de estrada de terra levam ao início do trilha, onde há um estacionamento. Bem próximo deste ponto, é possível encontrar um mirante.

Na trilha, há escadas e rampas que facilitam o deslocamento. Na ida, é uma descida. Por isso, na volta, cansa um pouquinho, mas nada demais. Na parte final, é preciso andar sobre pedras na água. Basta ter um pouco de cuidado que não enfrentará qualquer problema. Vi algumas pessoas com guia, mas achei totalmente desnecessário.

Sobre o nome da cachoeira, não tem a ver com insetos. Então, nada de exagerar no repelente rs! Dizem que é apenas uma alusão a pequenos diamantes encontrados por lá, chamados mosquitos.

Cachoeira do Mosquito
Cachoeira do Mosquito

A Cachoeira do Mosquito é simplesmente maravilhosa. Rola descansar nas pedras e tomar um bom banho. Um ótimo custo-benefício na Chapada. Ah, e deixei para conhecer o mirante na volta. Bela vista!

Cachoeira do Mosquito
Mirante da Cachoeira do Mosquito

Veja também:

Trilha da Cachoeira do Buracão, na Chapada Diamantina

Roteiro completo da Chapada dos Veadeiros (parte I, parte II e parte III)

Cachoeira do Mosquito
Cachoeira do Mosquito
Cachoeira do Mosquito
Cachoeira do Mosquito

 

*Viagem feita em novembro de 2017

13 Respostas

  1. Essa cachoeira é linda, pena que não deu tempo de conhecer quando fomos à Chapada Diamantina. Na próxima oportunidade, não podemos perder.

  2. Lindas fotos, que cachoeira incrível! Deu vontade de dar um tchibum com esse calor que está fazendo!
    Parabéns pelo belo trabalho aqui no blog!
    Um abraço!

  3. Nunca imaginaria que o nome mosquito tem a ver com pequenos diamantes. Vivendo e aprendendo. A cachoeira em si é uma verdadeira preciosidade. Um banho fresco, a subida e logo tem o restaurante para almoçar. Perfeito 🙂

  4. cachoeiras são sempre um ótimo passeio seja em família ou com amigos, esse é um dos passeios que mais gosto de fazer quando eu estou no Brasil, saudades!

  5. Adoro Cachoeiras, ainda não conheço essa do Mosquito, mas já anotei suas dicas, pois parece um destino encantador!

  6. Que cachoeira maravilhosa! Fotos lindas!
    Tenho muita vontade de conhecer a Chapada Diamantina, vou guardar essa dica para quando montar o meu roteiro.

  7. q lugar incrivel! o nome q n eh tao boom ne mas a paisagem compensa, gostei de saber do trajeto

  8. WOW, que lugar maravilhoso. Fiquei com ainda mais vontade de conhecer essa Chapada.

  9. que fotos lindas! e a água eu imagino que é geladinha… 🙂

  10. Que coisa mais maravilhosa! Se bem que eu gosto mais de observar e tirar foto do que entrar numa cachoeira, saio tremendo de frio, rs!

  11. Nossa que cachoeira gigante!? :-O Que lugar lindo. E que legal que dá para curtir a cachoeira, não só tirar foto de longe.

  12. […] Tudo sobre a Cachoeira do Mosquito, na Chapada Diamantina […]

Deixe uma resposta